contador de visitas
Selecione o Idioma

Postagens populares

domingo, 20 de fevereiro de 2011

CANTEI,CANTEI...

Estou cá no meu quarto , com a TV ligada , quando de repente escuto o "Bobão", o dono do "domingão", anunciando ninguém mais que meu adorável... Cauby Peixoto!! Dono de uma voz indicutivelmente maravilhosa e intérprete de primeiríssima linguagem,canta Conceição e Bastidores.., Deus como sou feliz de saber que tive a oportunidade de ouvir esse ser. Ainda bem pequena  pedia pra que tocassem suas músicas e a de tantos outros. Nessa época eu não sabia que o intérprete não era o "dono" da canção... que importância tinha? Ele era o dono das voz ... E que voz!! Quanta emoção vem desse universo. Universo,sim... ele é um universo de versos e diversos sons. Escutá-lo deveria ser disciplina escolar, pois talvez os alunos pudessem aprender como interpretar um texto.Nascido em Niterói há 80 anos ele se tornou o primeiro popstar do Brasil e o maior cantor da era do rádio.O cantor/ator/intérprete está comemorando os 60 anos de sua primeira gravação em disco. E, pelo visto, ele parece ter ainda, muito pano pra manga. Cauby está preparando uma caixa com 3 CDs para comemorar 60 anos de música e ainda se apresenta , toda segunda feira , no Bar Brahma desde 2004.
Há coisas na vida que deveriam ser obrigatórias. Uma delas é o aprender a ouvir boa música e não essas canções tão ridículas que por ai são escutadas e que nem nos dá chance de abrir qualquer espaço para discussão.
Lamentável ver uma geração que  nunca escutou Cauby, Dolores, Lupcínio, Dalva, Herivelton,
Cartola e tantos outros.Nem messmo os mais contemporâneos são escutados. Tem jovens que nunca escutaram Zizi , Roberta , Baleiro , Lenine e tantos outros.
Penso que a educação não ocorre apenas nas salas de aula ,mas também fora desse espaço.Quando
isso não é possível cabe ao professor fazer essa ponte e apresentar aos alunos um outro tipo de música que não seja, apenas, aquelas executadas nas rádios de nosso país.O problema é que os professores, e arrisco-me a dizer, em sua maioria, também não escutam boa música, não leem bons livros,não exercítam essas outras tramas da educação.
Sei que sou compulsiva em algumas coisas.Vou ao Rio constantemente e não me canso de ir ao cinema, ao teatro e shows.Vou e vou sempre.Muitas vezes consigo cortesia, graças ao meu fazer teatral, mas outras tantas pago. (Sou professor,logo, pago meia ) Alimento minha alma de poesia, textos em prosa, peças de teatro e música, muita música e , sinceramente, gostaria que cada um se alimentasse um pouco desse néctar também.


Dias musicais para nós.
Carpe Diem.

 http://sombrasilchico.4shar...

Um comentário:

  1. Dri,

    O que eu acho mais admirável no Cauby é o fato dele ser tão performático. Essa teatralidade dele é sedutora. Gosto e não gosto pouco.
    Bjs

    Tamara Cecília

    ResponderExcluir

Hora certa:

Faça parte da familia: