contador de visitas
Selecione o Idioma

Postagens populares

sexta-feira, 4 de maio de 2012

APELO MUITO SÉRIO, POIS ESTAMOS PERDENDO UM PATRIMÔNIO CULTURAL

                                                                      

                                                                     
Sim , eu poderia escrever sobre muitas coisas. Sim, talvez eu nem devesse escrever sobre isso, mas não, não , não e não. Não me calerei a respeito do que penso, pois nada devo a essa gente que pensa ser dona de uma cidade maquiada pelo mau gosto de quem a governa.
Faço parte de um grupo de teatro de pouquissimas gentes- quese um "bloco do eu sozinho"- mas cumpro meu ofício de cantriz carregando o nome deste grupo. Um grupo que pouco aparece no contexto cultural da cidade -no que diz respeito a reconhecimento do mesmo pelo poder público- grupo que esteve no grande centro em três espetáculos com direito a matéria de primeira página no caderno dois do Jornal " O Globo" e que entre tantas coisas recebeu o Prêmio Shell de Música em 2005, mas isso é bobagem para uma "Sucupira" que ao invés de exportar sua cultura, importa a alheia e por um preço que nós é que pagamos e nem somos questionados se é isso que queremos. Tudo se faz para entreter e engabelar um público que, distante do que também é cultura, fica com o trivial e perde a oportunidade de ter , realmente, algo que seja teu e de qualidade.
Me calei por opção durante meses e deixei de falar, postar ou pensar sobre assuntos que antes me irritavam deveras, mas quando abro jornais, quando leio em blogs e quando tenho em minha sala alunos com os olhos marejados de lágrimas por um ridículo descaso que está cometendo uma certa Erva Daninha de minha terra ....fico doida. Como pode, meu Deus, um ser que tem em sua cidade uma ONG que funciona por 16 anos, ensinando o melhor da música clássica e popular se manter irresponsavelmente, distante disso e permitir que a Orquestra seja  ignorada e colocada de forma humilhante, de pires na mão pedindo apoio exatamete pra quem deveria fazê-lo sem que isso lhe fosse exigido?
Lamento muito a ignorância de quem está à frente do que é "movimento cultural" na minha planície, mas as manifestações não se concentram apenas em jongos, bois pintadinhos e inaugurações de CEPOP com um carnaval que ainda tem muito para nos mostrar, mas isso não o assunto da postagem e minha opinião, nesse interim, de nada interessa.
O assunto a ser refletido é o fato de estarmos perdendo um Patrimônio Cultural da cidade que é a ONG Orquestrando a Vida, que ganhou fama e renome internacional.
A questão a ser decidida é de qe forma cada um de nós pode dar sua contribuição...simples, muito simples, vamos todos para a Praça São salvador, no próximo dia 09/05/2012 - quarta feira - defender e lutar por um patrimônio que é nosso, defender e lutar pela continuidade do exercício de conhecimento musical, defender e lutar por uma gente (700 crianças e adolescentes) que dependem disso. Dependem de nossa presença e sensibilidade.
Vamos usar uma fantasia, pois numa terra onde os sons dos tambores são mais importantes que toda uma orquestra a gente pode revolucionar e fazer um outro carnaval.
Conto com vocês !!!

"Com quase 16 anos de existência, a ONG Orquestrando a Vida foi criada através de uma parceria entre o Centro Cultura Musical de Campos e a Fundação Musical Simon Bolívar (“El Sistema”, da Venezuela). O maestro defende a sensibilidade das pessoas que podem ajudar o projeto e solicita o auxílio de empresários e do poder público, para que continue ensinando música a crianças e jovens através de suas seis orquestras sinfônicas e duas bandas.
 Na última segunda-feira, o maestro falou sobre o fim das orquestras e bandas no programa Folha no Ar, da PlenaTV. De acordo com Villela, todas as orquestras e bandas encerrarão suas atividades e apenas a Orquestra Mariuccia Iacovino cumprirá sua agenda de concertos de maio. “Em respeito ao público e aos artistas convidados que se apresentarão com a orquestra. Sexta(04), a Mariuccia Iacovino tem uma apresentação marcada para as 20h30, na Igreja de São Francisco, com o barítono Lício Bruno, considerado um dos grandes nomes do canto erudito no Brasil. E no dia 17 de maio, a orquestra participa de uma apresentação na Uenf, com a cantora Leila Pinheiro.


Depois destes concertos, a agenda será encerrada. Na nossa agenda, tínhamos apresentações no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, concertos em cinco festivais de inverno, duas turnês internacionais e concertos com Margareth Menezes, Neti Szpilman, corais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros”, comentou Villela.
Para o maestro, a solução por chegar por meio de patrocínios, se possível imediato, para que o pagamento das despesas possa ser feito. “Temos corrido, batido de porta em porta, mas, embora tenhamos uma intensa agenda de concertos em Campos e no exterior, me parece que somos ignorados e esquecidos. Durante 16 anos, somos responsáveis por 98% da agenda de concertos em Campos, além de participar de concertos no Brasil e no exterior. Não consigo entender o porquê do descaso com um trabalho sério, de qualidade e comprometido com a sociedade”, comenta Villela.

O maestro lembra que esta não é a primeira vez que a ONG apresenta dificuldades. “A tristeza de poder ver sempre o trabalho ameaçado, o pouco caso e a lentidão é que nos dei-xam indignados. Somos um patrimônio vivo de nossa cidade. Levamos nossa cultura a muitos palcos de renome e lutamos todos os dias com a realidade difícil de nossas crianças e jovens, que vêm de vidas difíceis e se encontram em uma ONG que traz esperanças de um futuro melhor. A missão da ONG Orquestrando a Vida é grande, mas precisa da sociedade, do poder público e de empresários para poder continuar a existir”, disse indignado o maestro."
 
reunião com pais de alunos na quarta-feira, dia 02/05
 
                                                                                                                                                           
Concerto no SESC Campos... pouca gente, né??

Hora certa:

Faça parte da familia: