contador de visitas
Selecione o Idioma

Postagens populares

quarta-feira, 30 de março de 2011

BRAVO !!!

Nos últimos dias a minha sensibilidade está num grau elevadíssimo. Tudo tem me comovido por demais e a vida muitas vezes parece que está testando a minha capacidade de me depurar.
Assisto televisão muito pouco e na maioria das vezes que estou diante dela estou "viajando" ou dormindo (rsrrsr). Não é uma questão de preconceito, mas mesmo as entrevistas do Gordo agora estão magras de assunto e nada parece ter o impacto de antes.
Surpreendentemente recebo de uma amiga que por sua vez recebeu de um amigo um email e nele um link que me deixou paralisada no começo e que depois me levou às lágrimas. Chorei tanto que escrevo tentando conter cada uma delas na esperança de quem ninguém me veja assim e nem é por vergonha, é por que teria que desfiar um rosário ,como dizia minha avó.
Fiquei pensando no quão preconceituosas são algumas pessoas. Pensei na minha irmã (negra e linda) que dançava balet clássico e era obrigada a passar pancake claro por todo o corpo e sempre se apresentava na última fila, embora fosse melhor bailarina que grande maioria das "branquelas" do corpo de baile.
Veio também na minha lembrança uma Semana Santa que passamos ,eu e a trupe do grupo jovem, em Cabo Frio e que fui espezinhada por levar um suco que não era da marca "maguary". Na época chamaram-me de pobre. Na escola não fazia lanche na cantina. Levava de casa a minha "merenda" preparada pelas mãos de minha mãe e que tinha um cheirinho que quando fecho os olhos parece que ainda a tenho em minhas mãos...um pãozinho com manteiga ou patê (quando tinha), limonada ou mineirinho com mirabel (quando as coisas estavam bem), e muito ,muito carinho e conselhos regados aos conselhos dos justos que precederam minha mãe.
Cresci sabendo que a vida seria um monte de surpresas,que eu tinha a obrigação de exigir respeito e que eu poderia ter o que eu quisesse se, verdadeiramente, desejasse.
Aprendi que cada um vive da maneira que pode, que a vida é um presente e por isso o hoje é imprescindível, que Deus é o cara que mora dentro da gente e que por isso devemos cuidar de nosso corpo como se fosse um templo e que não importa quantas gentes no mundo exista pra te fazer pensar em desistir só você decide qual é o momento de atravessar, parar ou continuar a caminhada.
Na minha vida de artista não agradei muita gente. Já falaram que não tenho talento ,mas que sou muito querida e que dessa maneira consigo algumas coisas. Já disseram também que meus prêmios como poeta são de muita sorte....
Cumpro minha sina ,assim como John Lennon da Silva que subiu no palco com uma roupa que não agradou a jurada e provou que a alma é pura e nua ,e que só ele sabe se debater como um cisne prestes a morrer ou dar vida ao seu intérprete.


Bravo ! Bravo ! Bravo!



                                            

terça-feira, 29 de março de 2011

"ALFABETIZARÁS TEU PRÓXIMO"

Esse foi um final de semana atípico. Aniverssário de neto,leituras, estudo e mais estudo e até uma ráida passagem(acidental) pelo "bregadesfile" apresentado na manhã de ontem para comemora ??!! o aniversário de minha "moribunda " e esburacada cidade.
Que vergonha, meu Deus...
Não falarei disso.
Lembrei-me muito de minha doce e doida Laís e de algumas histórias que ela me ralatava quando deitada em sua cama conversávamos até cansar ....

        Para terminar contarei uma das histórias de Baby, mãe de oito amigas que guardo na minha alma. Alguém que educava sobre a batuta da pedagogia do amor e um ser que deveria ter vindo aos bandos para esse mundo.
              A casa de Dona Baby estava sempre aberta para qualquer pessoa. Habituada a fazer caridade sempre estava alfabetizando alguém pelo quintal, sala, quarto... Um dia recebeu a visita de rapaz do Rio de Janeiro que militante político nos idos anos 60,acabara por ter que se esconder dos militas pela nossa Campos. Ele disse que ouvira falar dela e que gostaria de ajudá-la em sua caminhada. Ela achou ótimo e levou-o a casa onde guardava mantimentos para reunir em fados e distribuir para famílias menos abastadas do entorno da Lapa.O rapaz prontamente a ajudou e disse que ele tinha um grupo de 100 pessoas no Rio que sempre fazia passeata e que saia para a luta. Dona Baby ,então, perguntou-lhe que tipo de passeata e ele responderam que uma delas era contra a fome. Como funciona isso ? Perguntou Dona Baby. Ele respondeu que faziam cartazes,faixas e iam para a rua.... Ele acabara de arrumar umas 50 sacolas de mantimentos...(rsrrsrs)
Dona Baby o convida então para retornar no outro dia que eles iam fazer uma revolução contra o analfabetismo.
           No dia seguinte chega o rapaz com seus cabelos compridos,calça pantalona e encontra algumas pessoas encapando uns cadernos. Pergunta então...onde estão os cartazes e as faixas?? A sábia senhora responde; - Pegue um caderno, escolha um menino e comece a ensinar aquilo que você já sabe. Não se faz revolução com faixas e sim com ações. Se cada pessoa que sai com você para uma passeata gritando pelas ruas em vão subisse o morro e alfabetizasse um ,teríamos menos cem analfabetos no mundo.
         Saudades das filhas de Dona Baby . Saudades do tempo que não vivi.

Hora certa:

Faça parte da familia: