contador de visitas
Selecione o Idioma

Postagens populares

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DIVAS / DALVA DE OLIVEIRA POR DANIELI NUNES



                                                         

Nesta sexta-feira dia 30/09 , às 20:00h, no SESC / Campos, o Projeto Divas estará homenageando aquela que foi a Rainha do Rádio, Dalva de Oliveira. Para a performance estará presente na formação da banda: Sebastião Floriano, Marcelo Silva e Robinho Baqueta que acompanharão Danieli Nunes interpretando as canções do Rouxinol do Brasil.
A vida de Dalva poderia ser um desses folhetins baratos, daqueles que se folheiam e depois são atirados na lata de lixo mais próxima. Qual o quê! É um romanceiro, piegas às vezes, mas quase sempre denso, e nunca monótono.
Nasceu Vicentina Paula de Oliveira, nome banal para quem iria fazer o Brasil inteiro atirar-se a seus pés, com sua voz filetada a ouro, estilhaçadora de cristais, predestinada a cantar sob uma eterna luz de um abajur lilás.
Poucas cantoras atingiram uma escala de empatia com o público como Dalva. Com a bebida pontuando sua vida, ela fez-se refletir no espelho das canções que, de alguma forma, rasuravam suas desditas. Mas sempre reverenciando seu público, as mãos cruzadas sobre o peito, num discurso sincero: "É como sempre digo, eu não tenho fans, tenho amigos. Obrigada". Rica às vezes, infeliz quase sempre, andando de ônibus no final da vida - ela se autobiografa modestamente em seu folhetim, ocultando ter sido quem realmente foi: não somente Rainha, mas Porta-Voz de todos aqueles que ficaram à margem da vida.
Vida que ela a deixou às 17:15 horas de um 31 de agosto de 1972, espalhando um rastro de luz e um fio de voz que, até hoje, se esparrama qual um prisma luminoso sobre todas as vozes que, de alguma forma, foram embevedar-se em seu coração.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DE NOVO !!

Estava terminando um texto ,que parece não ter fim, quando começa a piscar um nome na janela que existe no email do yahoo. Era um amigo que me faz surpresas ótimas com o que é novidadeiro. Me pergunta se assisti ao Fantástico na noite anterior e eu respondo que não. Perdeu, me disse ele. A Marisa arrasou no clipe e devo dizer que a poesia dela me fêz lembrar de um email que me mandou dias desses, fala de solidão e de encontro... Tão confessional como o que você escreve.
Não perdi tempo e fui correndo procurar. Linda a canção. Lindo o clipe! Sóbrio e delicado ,como a maioria das coisas que ela faz. Os versos da canção me fizeram lembrar também do que escrevi...
" Acostumada a solidão das minhas horas
  Distraida, nem vi você chegar
  Meus orgãos em desajuste
  Meus pulmões sem ar...
  Sua chegada no meu olhar
  Mudou minha rotina
  E sair da solidão foi como
  Me reencontrar"

                                                       

EU PRECISO DIZER, DEIXA?!

Pensei muito no domingo. Passei o dia entre leituras, pesquisa e músicas. Passei o dia de molho, confesso. Tive uma noite de sábado pra lá de especial, em alguns aspéctos. Foi aniversário do meu mais amado Fernando Rossi. Foi noite de reencontro, de boas gargalhadas e de alguns estranhamentos.
Conheci Fernando quando tinha 15 anos e era, aliás, sou perdidamente , completamente apaixonada por ele. Ele era meu "leãozinho", meu Caetano, meu diretor de teatro mais que fofo. Muitas vezes em nossos encontros falávamos que não viveríamos muito e como escreveu minha colega Auci, já estamos com sobra e das bacanas. Cá estamos, querido, comemorando os seus cinquentinha com rock e promessas de sermos eternos. Com uma especial emoção e uma saudável leveza da vida que esbanja de nós.
Obviamente que revi pessoas que , sinceramente, não precisava encontrar nunca mais. Há uma gente ácida, leviana e dona da razão que não deveria sair de casa e que, por educação, deveria se contentar em ter sua própria vida para tomar conta.
Ninguém é obrigado a ser fiel ao que não sente mais. Há um fim pra todo começo e amar é construir e fazer manutenção...construir e fazer manutenção. Não existe maneira de fazer durar qualquer relação quando ela já  definhou. Não adianta cara feia , indelicadeza ,nem ficar inchando a fila "dos que estão do meu lado"... Detesto quem fica se fazendo de vitima. Já amei tantas e muitas vezes que perdi a conta. Meu amor é bem resolvido, acho. Ele dura o tempo que você me permitir te amar e às vezes nem é o meu tempo, mas eu acato e fico tentando esvaziar o que ainda está em mim. Sou incapaz de esmolar, sou incapaz de ser evasiva.
"Pelamordedeus" tem gente lá fora pra cara@&#o esperando pra ser amada!! Não dá pra ter tudo o tempo todo. Pessoas não são objetos em uma vitrine que você deseja e tem que ser teu.
Lembro-me na minha adolescência quando eu ficava chorosa e sofrida por algum afeto deixado de lado, minha mãe sentava ao meu lado e falava assim:  "Para com isso. Você ainda tem uma vida pela frente e não pode ser tão sério... , afinal quantas vezes você já dormiu apaixonada por um e acordou apaixonada por outro? Quantas vezes já riu de chorar ou chorou depois de rir por saber que melhor do jeitinho que é. Menina, menina, nada é por acaso e  se não estão juntos é por alguma causa  e no final agradeça...Papai do Céu deve estar te livrando de alguma. Vamos combinar qiue você não tem um dedo muito bom pra homem...."
O problema é que ele me livra demais e acabo não vivendo algumas coisas que eu queria.Mesmo quando dói eu prefiro deixar a dor doer a não viver o que desconheço. Prefiro morrer de meus excessos que de minha contenção. Ontem, enquanto procurava uns poemas, acabei encontrando uma série de cartas que não enviei, que não postei e que talvez nunca envie. Li coisas que me fizeram chorar, outras que me fizeram rir e algumas que nem sei pra quem eram. Talvez eu vá, aos poucos, postando... nem sei. Encontrei tanto de delicadeza em algumas,um certo equilíbrio em relação aos meus afetos em outras, uma maturidade tão encantadora em todas que me deu vontade de postar especialmente pra você. Me deu uma vontade de dizer que "Teamo"- assim tudo junto- e que o tempo, esse ser único e que me torna adulta todos os dias, mesmo comigo tão moleca, não vai parar pra eu pensar se vale a pena. Não há muito pra pensar.  Ele me dá a oportunidade de viver cada dia com ou sem você e me dá 24 horas  diárias pra eu não mais fugir e ter coragem de dizer... que eu preciso tanto.... que até o tempo passa arrastado.
Era pra ser sobre o aniversário de Fernando e acabou sendo sobre o que me move.

Hora certa:

Faça parte da familia: