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quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Camisa de Força

Esta é uma postagem não de uma especialista em educação,mas de uma professora  preocupada com as novas directrizes que são apontadas nesse âmbito,é a reflexão de uma professora concursada de 40 h, com um salário achatado e vários desejos esperando oportunidades de se concretizarem,apaixonada por literatura e artes de maneira geral.
Preocupa-me saber dessas novas metas para a educação do meu estado e o quanto de mal estar elas irão causar.
Sou uma sonhadora, eu sei, mas não posso acreditar que professor algum consiga fazer o milagre da conscientização (por parte dos alunos) e torná-los de um instante para o outro em seres interessadíssimos e assíduos.
Afinal quem será avaliado nessa nova era do velha "Nova Escola?" Quantas vezes mais seremos enrolados nesse emaranhado do nada e até onde manteremos essa postura do "pior sem ele?"
Algumas pessoas devem estar pensando que estou ficando louca...vou explicar em que contexto estou dissertando...
No dia 07/01/2011 foi publicado um decreto para o ano letivo de 2011 que será ,ou melhor,é o IDERJ - Índice de Desenvolvimento Escolar do RJ que será uma das formas de avaliar os professores para definir o valor do bônus que receberão ao fim do ano letivo.Essas provas serão feitas pelos alunos,os mesmos que vieram da "era" passagem automática,os mesmos que sonham ,em sua maioria ,em ser pagodeiro ,jogador de futebol ,entrar para o BBB e outras futilidades mais...os mesmos que ,em sua maioria, passam metade do dia em frente ao computador trocando mensagens nada educativas e/ou culturais,os mesmos que os pais ,em sua maioria,não acompanham o seu curso escolar.... Ai eu pergunto ; Avaliar o quê? Por meio do resultado obtido é que será avaliado o professor? Gostaria que o inventor dessa fórmula me explicasse como que se ensina a quem não quer aprender e mais ,que ele me respondesse quantos anos ele esteve em sala de aula para criar ou melhor repetir uma prática usada pelo governo dos "Garotinhos" e que foi tão criticada?
Para que tenhamos algo de verdadeiro em nossas escolas,para que tenhamos,a longo prazo,algum real resultado,faz-se necessário trazer as famílias para as escolas,para que ela esteja envolvida e comprometida na preparação de seus filhos criando neles um aspecto de responsabilidade que deve ,pode e tem que ser cobrado e fazendo-os entender que a educação é complementada na escola ,mas deve ser impulsionada naquilo que a sociedade identifica como lar.
Na verdade a única preocupação do governo é reverter a ocupação de penúltimo lugar em que o Estado do Rio ficou na última avaliação do IDEB.Acho louvável que corramos atrás desse prejuízo e trabalhemos mais e que nos dediquemos mais,mas deixo claro desde já que nenhum dos decretos aumenta o salário do professor da Rede Estadual de Educação. O bônus será dado de acordo com os resultados de cada escola e os aposentados não terão direito a esse benefício.
O Auxílio qualificação para professores é outro item que me afligiu...- "no primeiro semestre de 2011 , os professores que estiverem em sala de aula receberão um cartão pré-pago, no valor de R$500,00, para serem utilizados em bens pedagógicos - culturais." Licenciados e aposentados-Queimem!!
A pergunta (outra) que não me quer calar é ... Que critério foi esse?? Então o professor que não está em sala de aula não lê, não vai ao teatro, cinema, show ou a qualquer outra manifestação artística? Isso é o que eu chamo de Aparthaid Cultural !!
E a última é sobre o conceito de defasagem e a redução dos indíces de repetência...Tudo se repete e fica claro que teremos a tão ridícula aprovação automática.Sim, pensa comigo, já há uma grande pressão por parte dos alunos, e mesmo por parte da administração de algumas escolas para que haja um baixo número de alunos reprovados.Sendo assim continuaremos "fazendo de conta" para que tenhamos o bônus que faz um deserviço à educação ...E  haja camisa de força para cada um de nós.

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