contador de visitas
Selecione o Idioma

Postagens populares

sábado, 26 de março de 2011

CORRIDA

      A vida me apresenta coisas diferentes todos os dias. Não sou a mesma pessoa todos os dias. Guardo em mim essência do que fui, do que sou e do que ,em mim , ficará por terminar.
     Tenho por hábito observar pessoas. Isso foi adquirido pelo meu fazer teatral que acaba por exigir de mim um senso de observação diferenciado dos de outras pessoas.
     Na semana passada estava atrasada para um compromisso e decidi pegar um taxi. Nada demais. Nada demais não fosse o motoriata começar com um discurso que me fez pensar que eu estava em um  filme de Steven Spielberg  e que meus amigos, ou os dele,  tivessem 1.000.000 de anos.
     Bem o discurso dele começou com...- A vida tá muito diícil, né?- Balancei a cabeça afirmativamente e ele continuou..- Acredita que ontem discuti com minha ex mulher por causa da minha filha ? Vê se pode...namorando um rapaz no portão às 22:00h. Isso é um absurdo !! Mulher tem que ficar dentro de casa . É por isso que me separei. Moro sozinho, sabe. Sou um tipo de homem que lava, passa, cozinha ... A senhora acredita que eu lavo as cortinas duas vezes no mês ???  Fui casado...casado três vezes,mas mulher ..mulher tá muito difícil, não acha?? - E  la´ foi ele num monólogo enlouquecedor enquanto eu pensava com os meus botões...- Pelamordedeus...era só uma corrida e ele vai querer conselhos ? Não vai gostar do que estou pensando. Vou dar uma de muito preocupada e fazer cara de introspectiva. Nesse momemto ele fez a pergunta que, de fato, deveria estar transitando em sua cabeça desde quando dei o sinal...- E seu marido, tá esperando a senhora ?? - Respirei fundo. O mais fundo que eu pude e já no meu destino disse:-Não sou casada. Nunca fui. Tenho um filho e tento fazê-lo entender que casamento é uma troca ,é exercício, é respeito pelo outro e não contrato.- Ele me olhou feio e eu continuei. Sabe moço... o problema é que existem homens que querem uma empregada e não uma cumplice. Lavar ,passar,cozinhar são tarefas para serem executadas por pessoas e não apenas pelo sexo feminino e blá ,blá, blá....
      Desci do carro, agradeci e fiquei pensando que eu devo ser completamente doida de ter ficado alimentando papo com um tiranossauro enquanto ele resmingando disse ..-.É tá muito dificil....-
     Entrei no elevador e sorrindo, para mim ,fiquei ali me adimirando ,sozinha, indo para uma reunião "feliz" ,com amigos acompanhados, separados, apaixonados, exilados... sem ter do que me queixar...tendo uma certeza única de que a vida pra ser vivida independe de uma outra respiração que não a sua. E me senti leve e jovem como convém a senhora que sou.




quinta-feira, 24 de março de 2011

CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL NA UENF

 

 

Quem o conhece sabe do quanto ele é capaz. Antonio Roberto Kapi vai fazer acontecer na UENF uma oficina de iniciação teatral. O lance começa no dia 12/4, sempre às terças e quintas, de 18 às 22 horas. As inscrições já estão abertas.















Fonte: blog  "estou procurando o que fazer."

É O QUE BASTA POR HOJE

Ontem fui ao encontro dos meus pássaros antigos, meus ancestrais. Não nego que desde de muito pequena os "Tambores de São Luís" fazem festa em meu terreiro.
Acredito muito na energia das velhas histórias e respeito demasiadamente cada coisa que é me passada como alerta ou afeto. Acho que é tudo a mesma coisa, ou não ?
Sei que a vida está meio destituida de grandes futuras projeções aqui em nosso espaço "tupiniquim", mas não desisto.
Decididamente estou de mudança interna. Dessa vez mais pensada e tranquila e que dee permanecer por algum tempo exatamente assim. Nenhum comentário fiz sobre esse aspécto com ninguém e nem o farei agora, mas o que me causou espanto foi o fato de uma amiga, com quem não falava já há algum tempo, me ligar dizendo que tinha um recado para mim e que esse fora recebido em um terreiro. Tremi. Tremi e fui. Ouvi cada frase e calada consenti em cada coisa que estava certa e especulei outras que exige estudo.
Sai de lá feliz e me sentindo amparada como quem é carregada, no meio da noite, por uma suave onda de esperança. Sabe que meu dia teve uma cor diferente, hoje? Que despertei com menos dez anos? Que sábias palavras funcionam como elixir e que mato,pedra, pipoca, fogo,água são elementos vitais???
Eu precisava desse sacudimentos e desses elementos....
Que meus ancestrais possam fazer por mim e ,que eu ,em troca tenha algo pra ofertar a eles.

Todas as palavras ditas ficaram assim resumidas...





"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras, que vão te odiar pelo mesmo motivo."

quarta-feira, 23 de março de 2011

ADEUS, LIZ TAYLOR

                                                                     

A notícia de que o "gigante de Hollywood" acabara de fenecer parece ter pego todos de surpresa.

LOS ANGELES, 23 Mar 2011 (AFP)

" -A legendária atriz Elizabeth Taylor, famosa por seus deslumbrantes olhos cor de violeta, seus oito casamentos e uma brilhante carreira cinematográfica, morreu nesta quarta-feira, aos 79 anos, vítima de complicações cardíacas.
Taylor estava há seis semanas internada no hospital Cedars-Sinai de Los Angeles com insuficiência cardíaca, de que já padecia há tempos e que se complicou recentemente, segundo um comunicado da família."

Não existe como se livrar da única certeza que temos ao nascer...Viver é uma contagem regressiva. Na minha adolescência , e ouso dizer que até parte de minha segunda infância, acompanhava pela TV em preto e branco filmes maravilhosos dessa musa cinematográfica. Dona de um porte de rainha e olhos que faziam qualquer um se apaixonar desfilava pelos cenários como quem veio ao mundo só para isso. E era assim. E assim o fazia com determinação e certeza de estar cumprindo o seu melhor papel.
Taylor ganhou dois prêmios Oscar como melhor atriz: primeiro por seu retrato de uma jovem classe média em "Disque Butterfield 8" (1960), um filme que, segundo suas palavras, ela odiava. O segundo, "Quem tem medo de Virgínia Woolf?" (1966), considerado seu melhor trabalho e um dos muitos filmes que interpretou com seu marido Richard Burton.
Pessoalmente gosto muitíssimo de sua interpretação em Cleópatra, a peça mais extravagante do entretenimento cinematográfico da época.


"Uma obra-prima do cinema, com Elizabeth Taylor e Richard Burton
No Egito, Júlio César (Rex Harrison) conhece Cleópatra (Elizabeth Taylor), com quem tem um filho. Com a sua ascensão como soberano absoluto, a rainha une-se a ele, mas o assassinato de Júlio César cria uma mudança nos planos, fazendo com que ela se torne amante de Marco Antonio (Richard Burton), como forma de garantir a sua autonomia como governante. Mas a luta entre Otávio (Roddy MacDowall) e Marco Antonio pelo poder, põe em risco a posição e a vida de Cleópatra."

Além de soberana atriz ,Elizabeth,  também foi uma das mais bravas atistas do nosso tempo e  deixa uma "herança monumental" em matéria de apoio à pesquisa contra a Aids, destacou a amfAR, uma das principais associações americanas de luta contra a doença.

"Ela deixa uma herança monumental que permitiu prolongar e melhorar a vida de milhões de pessoas e que enriquecerá outras, nas próximas gerações", destacou a associação. Liz Taylor esteve ao lado das vítimas da Aids desde os anos 1980.
 
Nenhuma outra celebridade, exceto talvez a princesa Diana, foi tão comprometida no levantamento de recursos para financiar a pesquisa contra a doença, numa época na qual causava medo e as pessoas enfermas eram estigmatizadas.
A amfAR foi fundada em 1985, ano em que um outro astro de Hollywood, o ator Rock Hudson, amigo de Liz Taylor, morreu de complicações ligadas à Aids."

Que os olhos cor de violeta levem festa aos céus!

terça-feira, 22 de março de 2011

MINHA VEIA

BÚSSOLA


DESTE-ME O
LIVRE ARBÍTRIO
MAS NÃO ME ENSINASTE
A PERDER
DESTE-ME MÃOS
PARA OS AFETOS
MAS NÃO ME ENSINASTE
A CONTER
DESTE-ME UM
CORAÇÃO DESTEMIDO
UM SEXO EM BRASA
MAS NÃO ME MANDASTE
UMA HISTÓRIA
DE LONGA ESTRADA
DESTE-ME A ESPERANÇA
E NÃO ME DISSESTE
QUE SERIA LONGA
A MINHA ESPERA
DESTE-ME UM ENTENDIMENTO
DE ERAS
DE MARIAS
DE EVAS
E DEIXASTE-ME
FEITO ERVA FÁCIL
DESTE-ME A LIBERDADE
E NÃO ME MOSTRASTE
QUE AO VOAR
PERDERIA AS ASAS
DESTE-ME ENCONTROS
DESENCONTROS...
APONTASTE-ME
FRASCOS E
PRECIPÍCIOS
AFINAL
DEUS,
QUAL É NA VERDADE
O TEU OFÍCIO???

                                                                   DAS PRETA.

BALADA CURTA

Fiquei fora dor por alguns dias. Desconectada. Isolada virtualmente dizendo. A internete de casa deu pau. A da escola entrou em coma e eu fiquei na real...e foi bom. Muito bom.
Na quinta feira fui comemorar o centenário de Baby Peixotinho. Fato que quero escrever ,depois ,de forma particular. No sábado foi dia de Balada Curta, evento que aconteceu na ACIC e que foi muito interessante. Pessoas voltadas para uma discussão culturalnas áreas de cinema,teatro e literatura ficaram concentradas na exibição de 17 curtas,4 leituras de contos e papos tantos.
Um encontro em que só faltou você .

Te encontro no próxima encontro,que tal??                


                                                                                                        

PASSADO MUITO PRÓXIMO

Na sexta feira passada algumas pessoas de minha terrinha ,nada bem cuidada, resolveu fazer um tipo de manifestação que há muito já havia postado no blog. Algumas gentes indignadas com  o estado calamitoso de nossa "Sucupira" decidiu ir às ruas e pintar os buracos da cor rosinha.
Sucesso total que deu até marchinha que colocarei, para o nosso deleite ,no meu blog onde posso tudo.
Agora ando com dois pendrives na bolsa (quase um gloss) e um spray de cor rosa para cumprir o minha função quanto cidadã dessa minha pátria.


"A terra é nossa
 A terra é minha
Vamos pintar
Os buracos de rosinha."


                                                                                 

Hora certa:

Faça parte da familia: