contador de visitas
Selecione o Idioma

Postagens populares

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CRIOLO

Dias desses estava assistindo um programa de tv, quando de repente a minha atenção foi tomada por uma voz que soava tranquila e firme ao mesmo tempo e fiquei abismada com a figura que estava ali, na tela, como se estivesse sentado comigo em uma aconchegante almofada.
O rapaz falava de música, ou melhor, de rap que é um gênero músical que é mais para o canto falado, que é quase um cantador de histórias. Era isso que ele era, um cantador de histórias dono de um voz e uma beleza inexplicavelmente estonteante, dono de uma fala rara e de uma ousadia suave que , confesso, nos meu quase meio século de existência terrena jamais vira. Fiquei doida, doida ao ponto de sair e correr para a única loja de CDs de minha cidade e quase ter uma síncope quando o vendedor me respondeu que não possuia o album "Nó na Orelha" do meu novo eleito. Sai da loja desesperadamente infeliz, pois a voz ainda estava em minha mente, mas seria esquecida se não fosse rapidamente atiçada.
Alguns dias se passaram e eu danada a pensar nos versos que ouvi do "menino com cara de Bem": -Pai afasta de mim a biqueira/ afasta de mim as biate/ afasta de mim a cocaine/ pois na quebrada escorre sangue- parafraseando a música "Cálice" do meu agora quase insubstituível Chico, que em seu show respondeu ao rap com os seguintes versos: "-Era como se o camarada dissessse: Bem vindo ao clube Chicão, bem vindo ao clube. Valeu Criolo Doido! Evoé, jovem artista. Palmas pro refrão do rapper paulista.-
Ele, o meu predileto, um dos mais cultuados da MPB, retribuá a homenagem do menino que acelerou meu coração e desmistificou, de vez, qualquer achismo meu a respeito desse gênero musical.
Fiquei pensando: de onde se procede a cançaõ brasileira ? e foi simples descobrir...da fala. Procede da fala e a fala do Criolo é radical e pensada, ela emplaca, ela tem postura e algo para dizer porque não camufla em nada a sua origem verbal.
A cantação de história desse menino é precisa e nada casual, tem um olhar no real e consegue nos fazer sonhar, coisa mais que bonita de se ver e é por isso que deixo de presente pra você escutar e se encantar.

                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hora certa:

Faça parte da familia: