contador de visitas
Selecione o Idioma

Postagens populares

domingo, 18 de setembro de 2011

MEU GOL DE TAPETE

"A noite da semifinal do III Festival de Poesia de SF foi em grande estilo e contou com a participação especial do ator, poeta e produtor cultural, Artur Gomes, além do show de MPB da cantora Olinda Messias & Banda. Entre os nomes da comissão julgadora, destaca-se a pesquisadora cultural e profª de prosódia do núcleo de teledramaturgia da Rede Globo, Iris Gomes da Costa. Ainda assim, destacaram-se no show de interpretação a campista Adriana Medeiros e o fidelense Eduardo França, que, aliás, teve a responsabilidade de interpretar o único poema de autor fidelense, Carlos Rodrigues que passou para as demais fases.  E a grande final é esperada para este sábado.  "


leoni

Resolvi começar este post com essa informação que se encontra no site acima. Por minha livre vontade decidi participar, como intérprete, do III Festival de Poesia Falada de São Fidélis. Decidi porque achei que tivesse a seriedade que um evento desse implica e, obviamente, pelo prêmio (seria hipócrita em dizer que isso não importava).
Sei que os poemas que interpretei não tinham a força de alguns que lá foram lidos e nem de outros que, embora tenham sido equivocadamente interpretados,eram muito bons no sentido da construção poética, mas isso é minha opinião.
Não costumo sair de minha casa com certeza alguma a respeito de minha participação em festivais. Penso que o melhor disso seja a troca, a conversa com pessoas que tratam do mesmo ofício que você e que o fazem com cumplicidade. Isso eu não vi. Vi uma gente pequena e arrogante que pensa que a sua "petit la ville"  está sendo invadida por um ser que veio descaracterizá-la.
 Já participei de festivais de música, teatro e poesia. Já ganhei alguns, já perdi muitos, já aplaudi , de pé, quem estava disputando comigo tendo a plena certeza de que havia feito melhor que eu, já chorei de emoção e de raiva, já quis discutir com jurado, já vi coisas que até Deus duvida, mas nada comparado ao que vi na  "Cidade Poema" , o que é lamentável, e me faz dizer aqui que foi um festival bairrista e preconceituoso. Um festival que coloca uma gente desrespeitosa entre nobres jurados, uma gente que está insuportávemente fedendo a naftalina.
Estou decepcionada, não pelo fato de não ter ganhado, mas pelo fato da injustiça do resultado como um todo. O autor dos melhores poemas recebeu um prêmio de consolação ao qual deram o nome de menção honrosa... Brincadeira !! Que tipo de pessoa acha que premiar aquele que realmente se destacou é tirar do seu conterrâneo uma oportunidade? Essa gente deveria ficar com a bunda no sofá tricotando ou assistindo ao Zorra Total. Que tipo de gente dá um prêmio de melhor intérprete a um participante que ao recebê-lo assume que não o merecia e que não estava entendendo, ainda, o que aconteceu?
Acordei hoje com muita vergonha de ter participado dessa mentira e espero que alguém leia o que posto agora e entenda que fazer um festival voltado para os conterrâneos é fácil, é só torná-lo local. É só fazer uma festinha ou um sarau, que é mais econômico e garante que a grana circule entre os seus. Quando a proposta é  fazer um evento que seja nacional tem que se assumir que existe uma gente pelo mundo voltada para uma arte que não é apenas literária, mas que  está voltada, também,  para a comunicação, interpretação, emoção e não, apenas , a uma exibição de um achismo ultrapassado.
Não gostei. Não gostei do resultado e detesto festa de confraternização com direito a falsos "discursos fingidos e inflamados" e trocas de presente entre amigos ocultos.
Infelizmente foi assim que ficou resumido ( para mim) o que foi isso que eles chamaram de festival. Uma festinha de confraternização feita com dinheiro público...

PS1: Aprendi a perder com dignidade quando sei que quem ganhou foi, sem dúvida,mais merecedor que eu.

PS2: Tentei "amô", tentei "Gato Véio", mas tinha que desabafar e se, por acaso, alguém achar que é despeito... lamento e digo - pena que você não estava lá-.

PS3: O único poema fidelense do festival ficou em 2° lugar e o Eduardo França não venceu como intérprete.

Das Preta.

Um comentário:

  1. Mulher, sua louca!! Um dia essa sua lígua irá te enforcar !!Não fui ao Festival, mas deve ter sido uma grande frustração.

    ResponderExcluir

Hora certa:

Faça parte da familia: