contador de visitas
Selecione o Idioma

Postagens populares

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

EU GOSTO É DE MULHER.

Passei o dia camisolenta, totalmente camisolenta, no mais revelador que esta palavra pode ser. Sigo coselhos de um jovem doutor, mas devo confessar que amanhã não coseguirei ficar assim tão inerte, afinal também tenho amigos para brindar nessa virada de ano e tentar fazê-los entender que não faço planos porque vivo um dia após o outro e não planejo nem vida, nem o que provavelmente virá depois dela. Meu compromisso é com o tempo que respiro e enquanto faço isso labuto, abraço, respeito, divido, educo (ou pelo menos tento) o meu filho e os filhos dos outros e de quebra entre um gole e outro vou tecendo alguns sonhos, sem muitas espectativas para não frustrar e, como diria o " Pessoa", usando as pedras que me jogam... pra construir meu castelo... Mas que porra é essa ??? Que postagem tem um título e começa assim? Calma, muita calma. É o seguinte: quando criei o blog, não me preocupei em ter que "alimentá-lo" diariamente, pois na maioria das vezes, acho tão extremamente pessoal o que escrevo que acabo guardando pra mim, outras vezes é uma bosta mesmo. Descobri, no entanto, que há uma gente que anda me cobrando umas poucas palavras e eu estou com um monte delas dançando em minha mente, mas sem muita paciência de sentar e escrever,porém num repente comecei a perceber que eu, terráquea que sou, comecei a esquecer um monte delas- obóvio- rsrrs!
Na minha mente vinha o porquê de determinadas coisas, entretanto as almas das coisas começaram a perder-se. Não tive outro jeito se não escrever o que lembro que seria minha postagem de uns vinte dias atrás.
Você também deve estar curioso, não? Fico pensando em quantas pessoas acessaram o blog por causa do título...

                                                                 

Começo essa postagem agora. Começo contando como se deu início o sábado que me levou até essa conclusão (o título).
Fui despertada às 08:00h e, acreditem, havia conseguido dormir por volta das 04:00,completamente envolvida em uma leitura excepcional do livro "Materialização do Amor" que narra a vida de Peixotinho. Fui despertada  por ninguém mais que uma das pessoas que muito o conheceu..
Atendi o telefone meio tonta e do outro lado da linha ela exclama - Bom dia, minha linda! Passou a noite bem?- No meu humor que não decansa, respondo - Seu pai deixou muito não, mas que posso eu fazer, né?- Ela sorri e diz- vou logo ao assunto pra poder agilizar...estou com uns cabeludos lindos e enormes aqui no portão, quer comer?-  Eu logo perguntei- Enormes mesmo??- Ela doida do outro lado- São lindos!!- Respondo depois da exclamação da moça - Então pode pegar!- Aí veio o que eu estava esperando- Eu mato e você limpa, certo?- eu cantarolo do outro lado- Lerê,lerê,lerê...vida de negro é difícil...- Rimos e desligamos para acelerar o encontro.
Fiz o que tinha que ser feito e rumei para o território da Lapa. No caminho, recriando os mesmos passos que fiz durante anos aos sábados e domingos, meus olhos marearam e na minha memória veio a minha mais que amada Laís e suas histórias, vieram também sua inteligência e aquela inconfundível risada gorda. Tinhámos uma cumplicidade ímpar, coisa que foi estendida às outras "Peixotinhas". Eu me sentia a filha preta da família e, em muitas dessas tardes nos reuníamos todas e mais outras para uma cerveja gelada,camarões, rabos (rabada) e língua (com batata ou quiabo).
Éramos, na maioria das vezes, apenas nós, mulheres, rindo de nós mesmas, nos expondo, contando segredos para um grupo, nos observando,nos conhecendo, fazendo o nosso "bate- bola" feminino, falando de filhos, ilusões,passado, presente e tecendo esperanças pro minuto seguinte...
Sei que estou delirando, mas levando em consideração que não posto nada há tempos... relaxa.
Voltando ao sábado dos cabeludos, enquanto eu os limpava conversávamos, eu e minha amiga, e ela veio com uma tese bastante plausível de que HOMEM GOSTA É DE HOMEM.
 Sim, eles se bastam,se respeitam, têm uma felicidade única quando juntos, montam um clube só para eles e, podem até casar, ter filhos, mas o sagrado domingo tem liturgia no botequim e sabe com quem??? com os amigos. Eles adoram peitos, mas amiga do peito eles não têm...Tem amigo do peito, saca? Já reparou que entre um cinema com a namorada ou um jogo pela Skay com amigos eles preferem os amigos? Eles dizem que é o jogo,mas não é não. HOMEM GOSTA DE HOMEM.
 Eles, entre eles, são leais (exceto os levianos) são mais legais, mais livres e quando querem exibir seu lado machista fazem com moderação.
Repare bem...é sexta à noite. Ele sabe que a rapaziada irá apara um quiosque " molhar a palavra", mas você quer um vinho, música suave e cumplicidade, e aí? E aí que a mulher tem que ter sensibilidade o suficiente pra saber que sua noite será uma merda, pois ele estará com a cabeça nos amigos. Então, meu bem, nem pense em fazer pirraça, diga sabiamente que você abrirá uma garrafa de vinho em casa mesmo e que outro dia vocês saem. A cara do infeliz é de tamanha felicidade que ele, com me do de uma mudança repentina de opinião, sai correndo como um menino que ganhou sua primeira bicicleta, ou mais, como o adolescente que , na mão, experimentou sua primeira gozada... "Pelamordedeus!!" HOMEM GOSTA É DE HOMEM, desde de meninos.
Ficamos  tentando compreender o fato de termos demorado tanto tempo para entender isso. Tanto tempo para entender que competíamos enquanto eles se adoravam e, entre um tempero e outro para os cabeludos caranguejos, sal, óregano,quentro e tantas outras cositas mais, falamos sobre a "Suplicante" de Camille Claudel, escutamos Beethoven, Vivaldi e lemos um pouco de poesia, artigos, fiizemos confissões a respeito de nossos filhos,choramos, rimos e até sobre as novas regras da gramática discutimos. Enfim, com qual homem teria, eu, uma tarde assim? Qual homem entederia as opções erradas que fazemos, as frases de efeito que usamos, a força que temos, as loucuras que cometemos quando apaixonadas por eles e o tanto de fé e perdão que cultuamos?
Como tudo termina em cama, terminamos com as pernas para cima zapeando canais de cultura na tv e fazendo comentários sobre o que viámos.
Hora de voltar para casa e quando desci do carro, na porta do super mercado, olhei para ela e disse- Eu gosto é de mulher, da mesma maneira que homem gosta de homem. Gosto da cumplicidade sem competitividade. Gosto da amizade, do papo regado a cerveja, da verdade (tão rara).
Gosto de quando não amamos as ideias, opiniões, cultura, gosto, pois isso é consequência e não a causa de estarmos juntas. Gosto de me sentir assim...livre como quem sabe que tem um mundo para voar, mas que sabe que é bem melhor em boa companhia.
Tomara que em breve um homem goste mim como se eu fosse outro. Com trasnparência, amizade e muita, muita cumplicidade.

5 comentários:

  1. Negão, você sempre se supera! Lindo texto. Estela, a filha de seu amigo Leo, curtiu comigo o texto e gostou muito. Bruno idem. Realmente Neto hoje me sugeriu mais um dos temas bovos que os homens costumam conversar deliciosamente: Carros. Já não é mais só: mulher, futebol e política. Tudo isso tão passageiro, mutante demais.Neymar daqui a pouco fica como O ex-Ronaldinho e posteriormente Ronaldo(gordão e bobo). Mas Fernando Pessoa sobrevive a tudo. Eis o bom sabor dos papos das mulheres. Bom ter uma amiga com quem falar de Camille Claudel e de Fernando Pessoa. Bom é curtir poemas de uma amiga como você, inspirada. Bom é falar de boa música e de espiritualidade, mesmo saboreando um caranguejo. Que importa o alimento. Qualquer alimento é motivo para uma conversa edificante e sensível.Foi uma tarde muito agradável. Vamos repetir.

    ResponderExcluir
  2. E s p e t a c u l a r! Estou te seguindo. abraços

    ResponderExcluir
  3. Saudades da escrita, saudades dos comentários, saudades das riquezas cotidianas.
    Estou voltando!

    ResponderExcluir

Hora certa:

Faça parte da familia: