contador de visitas
Selecione o Idioma

Postagens populares

terça-feira, 1 de março de 2011

DOMINGO DE TRAGÉDIA

O domingo foi lindo!! De sol, muito sol e muita luminosidade. O barulho das crianças da vizinhança fez alvoroço na menina que ainda habita em mim. No quintal a cachorrada brincava e latia quase sorrindo. Tudo estava perto da  perfeção não fosse um certo desassossego que me tomava. Minha mãe não para.Nunca. Nem aos domingos. Arruma casa, lava, cozinha etc, etc...Isso me alucina e vai aumentando a minha fadiga. Ela tem essa mania de ser sempre muito solicita. Acho que devido ao fato de escutá-la sempre dizendo sim ou se calando como se não quisesse expor sua opinião acabei aprendendo a dizer não até para mim. Ela tanto faz que me cansa...Afhe !! E ainda tenho que escutar o bossal do Bial chamar aquele bando de desocupados de heróis. De que tipo de herói ele está falando? Será que essa distorção da vida cai na crença de algum idiota?
Herói é quem sai de casa às 5:00h da matina ,pega duas lotações,enfrenta sol, chuva, mau humor e no final do mês recebe R$ 530,00 e... Salve !! Salve!!
Como nada tem pra se fazer num domingo depois de almoçar (deliciosamente por sinal) a não ser arrumar a cozinha, relembrar de alguns "causos" que minha mãe adora contar e rir de nós duas...resolvo pegar um livro para ler ou reler e acabo me deparando com o melhor da Tragédia Grega que é a "Trilogia Tebana" de Sófocles.
Havia esquecido o quanto é bom cada verso dessas peças. O Édipo Rei é , portanto, a mais típica das tragédias gregas, e por isso é uma das mais citadas por Aristóteles em apoio às suas definições e concepções. Há uma perfeiçaõ que transparece em cada detalhe. Cada verso tem um propósito e por isso deve ser feita uma leitura cuidadosa e atenta. Deve-se analisar a carpintaria literária, a harmonia do conjunto.
Percebe-se a preocupação perfeccionista de Sófocles e isso se deve,ao menos em parte, à brutalidade do tema . O autor ,com seu senso estético adequado evitaria que a peça descambasse para o escabroso. E atingiu o seu objetivo, pois apesar do tema o Édipo Rei é um verdadeiro impacto de beleza trágica.


Fonte: A Trilogia Tebana - Sófocles.
Tradução: Mário da Gama Kury.                          

                                             

Um comentário:

  1. "Heróis" ...rsrsrs
    Há uma inversão de valores espantosa ... Se eles são heróis, do que eles se salvam ou nos salvam ?
    Grande Beijo.

    ResponderExcluir

Hora certa:

Faça parte da familia: